Augusto Brack

De wikiasd
Revisão de 17h21min de 6 de agosto de 2013 por Mayla Graepp (discussão | contribs) (Criou página com 'AUGUSTO BRACK (1871-1957). Colportor pioneiro. Foi um dos primeiros colportores no Brasil, tendo como objetivo principal disseminar a mensagem do advento. Em 1898, chegou, ao...')

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

AUGUSTO BRACK (1871-1957). Colportor pioneiro. Foi um dos primeiros colportores no Brasil, tendo como objetivo principal disseminar a mensagem do advento.

Em 1898, chegou, ao Brasil proveniente da Alemanha. Três anos depois foi trabalhar em Santa Maria e Taquara, RS, com os irmãos Berger, que estavam entre os primeiros colportores no Brasil.

Morou em Alviar, Argentina. Atravessou o Brasil de Norte a Sul no lombo de uma mula, visitando colônias, vilas e cidades com a finalidade de vender livros e revistas em língua alemã.

Na época, as estradas eram péssimas e muitos rios cortavam as vias de transporte e quando trasbordavam, a única solução era atravessar a nado, pois não haviam pontes. O animal era puxado com uma corda e às vezes os livros molhavam.

Em outras ocasiões, dormia ao ar livre em noites frias e chuvosas com o pelego sobre a cabeça e sentado sobre seu peçuelo. Às vezes passava por momentos difíceis devido à falta de alimento e de água.

Faleceu no dia 2 de outubro de 1957, aos 86 anos de idade, em Itaqui, RS.

BIBLIOGRAFIA: Obituário na Revista Adventista, fevereiro, 1958, 37; SDA Encyclopedia, vol.10 p. 226.