Aurélio Felipe Ferreira

De wikiasd
Ir para: navegação, pesquisa

AURÉLIO FELIPE FERREIRA (1869-1930). Pioneiro adventista em Itaqui e Campo Largo da Piedade, PR. Nasceu em 1869 no Estado do Paraná. Professava a fé católica. Casou-se com Katy Pugsley, e da união conjugal nasceram nove filhos: Macedônio Percy, Jorge Trajano, Arthur Modesto, Meneses Lauresto, Benjamim Gedião, Paulo Floresval, Mercedes Lúcia Camargo, Salatiel Gasparino e Salomão de Almeida.

O casal e seu primogênito Macedônio vieram de Castro, PR, residir em Itaqui, no ano de 1898, onde adquiriram uma pequena fazenda.

Viviam da agropecuária e cerâmica (olaria). Aceitou a mensagem Adventista por intermédio de um colportor que se tornou muito amigo da família e hospedava-se na fazenda, em Itaqui, sempre que por ali passava.

Formou-se, então, um núcleo adventista em Itaqui, que se reunia inicialmente na casa da família Ferreira e, posteriormente, em sua nova residência, em Campo Largo da Piedade. As reuniões eram feitas diariamente ao pôr-do-sol e aos sábados pela manhã.

Tomavam parte do culto toda a família, composta por 11 filhos, noras, netos e alguns convidados das imediações. A igreja de Campo Largo da Piedade foi fundada por Salatiel Gasparino Ferreira e sua esposa Durvina Ferreira. O terreno onde se construiu o templo foi doado pelo casal.

Os filhos e noras do casal Ferreira estão ligados à fundação das igrejas Central de Curitiba, Campo Largo da Piedade, Boa Vista, Vila Nossa Senhora da Luz e Juvevê, em Curitiba, PR.

Faleceu no dia primeiro de outubro de 1930 e foi sepultado no cemitério de Campo Largo.

BIBLIOGRAFIA: Informações fornecidas por Salomão de Almeida Ferreira.