Catharina Grabbi

De wikiasd
Ir para: navegação, pesquisa
Foto de Catharina Grabbi

CATHARINA BRABBI (1902-1980). Instrutora de A Voz da Profecia, obreira bíblica e preceptor. Nasceu no dia 7 de abril de 1902, na Estônia, chegando ao Brasil em 1921. Filha de um pastor batista. No Rio de Janeiro, participou do Exército da Salvação durante dez meses, ocasião em que tomou conhecimento da existência dos adventistas.

Mas tarde, em São Paulo, encontrou-se com uma senhora adventista (ela a identificava por CN), que outrora fora batista e amiga de seus pais na Estônia.

Através da influência dessa amiga e dos estudos bíblicos ministrados pela instrutora bíblica Iracema Zorub, Catharina aceitou a fé adventista, tornando-se grande missionária.

Em 1929, foi admitida como instrutora bíblica pela Associação Paulista da IASD, permanecendo na função por cinco anos. No ano de 1934, foi chamada para a Associação Sul-Rio-Grandense da IASD, também para trabalhar na obra bíblica. Retornou a São Paulo depois de quatro anos, tornando-se preceptor do Colégio Adventista Brasileiro (CAB), atual UNASP-SP.

Preferiu trabalhar diretamente na conversão de almas, voltou um ano depois, ao seu antigo trabalho de instrutora bíblica na Missão Rio-Minas da IASD, e, posteriormente, na Missão Espírito-Santense da IASD. Em 1945, foi convidada para trabalhar como instrutora de A Voz da Profecia, onde permaneceu por três anos.

Em virtude de sérios problemas de saúde, aposentou-se em 1947, não abandonando, todavia, a obra bíblica. Mudou-se então para Minas Gerais, onde continuou firme em sua fé e em seus ideais missionários.

Faleceu no dia 21 de maio de 1980, aos 78 anos de idade.

BIBLIOGRAFIA: Obituário na Revista Adventista, julho, 1981, 20.