Hospital Adventista de São Paulo (HASP), SP

De wikiasd
Ir para: navegação, pesquisa

O Hospital Adventista de São Paulo, faz parte de uma rede de instituições de saúde estabelecidas pela Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) em 35 países, totalizando 167 hospitais e 449 clínicas. Ellen G. White, escritora norte-americana, um das fundadoras da IASD, ajudou a estabelecer em 1866 o Instituto Oriental de Reforma da Saúde, em Battle Creek, Michigan, EUA, que deu origem ao projeto médico missionário mundial da denominação, destacando-se o trabalho do cirurgião-médico, filantropo e inventor Dr. John H. Kellogg. Os adventistas se destacam pelo estilo de vida saudável, valorizando a educação e prevenção de enfermidades e consideram a obra médico-missionária o “braço direito” na pregação do Evangelho.


Histórico

A IASD implantou-se no Brasil em 1893 e quando chegou o primeiro médico adventista, Dr. Abel L. Gregory, em 1902, não obteve permissão para clinicar no RJ e SP. Abriu um consultório em Taquari, RS.

A Clínica Boa Vista, estabelecida em 1939, pelo médico paraense Antônio Miranda, auxiliado por Bertha Lipke como enfermeira e fisioterapeuta, é considerada precursora do HASP. Após uma campanha para arrecadação de fundos, lançada pelo Pastor Germano Ritter, presidente da Associação Paulista da IASD, um negócio de ocasião acabou revertendo o plano de construir um hospital nas imediações do Colégio Adventista Brasileiro (CAB), em Santo Amaro - a aquisição de um palacete na Rua Tamandaré - no bairro da Liberdade em junho de 1941. O edifício avaliado em 600 contos de réis foi vendido por um terço do preço pelos proprietários, D. Adélia Santos Dumont Adams, sobrinha do aviador brasileiro Alberto Santos Dumont, casada com o engenheiro Plínio Adams, que reduziram o valor ao saberem dos objetivos filantrópicos.

O interventor Ademar P. de Barros, compareceu com D. Leonor, na inauguração da Casa de Saúde Liberdade (CSL), no dia 9 de março de 1942. Houve ampla cobertura da imprensa paulista. Dr. Galdino N. Vieira, serviu como primeiro diretor médico. Uma classe de enfermagem foi organizada na CSL em 1942, autorizada pelo General Álvaro Carlos Tourinho, presidente da Cruz Vermelha Brasileira.. Em 11 de Outubro de 1939 o CAB foi autorizado pelo mesmo órgão a ministrar o curso de Samaritanas. Somente em 1969 surgiria a Faculdade Adventista de Enfermagem que por alguns anos foi dirigida por Maria Kudzielicz, enfermeira profissional diplomada na CSL em 1945.

Em 1943, uma seção foi aberta na CSL para o tratamento de casos em uma epidemia de poliomielite. Esta seção foi posta sob a direção de Lillian Wentz, enfermeira dos Estados Unidos, com treinamento especializado no método Kenny.

Médicos do HASP deram suporte ao trabalho de atendimento de saúde pela Lancha Samaritana, iniciado em 1955, no rio Ribeira de Iguape, beneficiando a população por 35 anos, com ações integradas com o Projeto Rondon e Prisma que ocorreram entre 1970 e 1980.

Iniciou a venda de títulos de saúde em 1964, ampliando suas instalações com a construção de um prédio de seis pavimentos, recebendo o nome Hospital Adventista de São Paulo em 1973.

Classificado como um hospital privado geral de pequeno porte, em 2007 foi inaugurado o Centro Médico e de Diagnóstico, com 30 especialidades atendidas em 13 consultórios. O HASP atende pelo PROASA e Garantia de Saúde, duas modalidades de seguros de saúde destinados ao público adventista, a comunidade paulistana e diversos convênios particulares. É vinculado e mantido pela Instituição Paulista Adventista de Educação e Saúde (IPAES).

Diretores

Endereço

Hospital Adventista de São Paulo
Rua Rocha Pombo, 49
Aclimação - São Paulo, SP
CEP: 01525-010
Fone: (11) 2838-7000 / (11) 3340-6990

Referências

Paulo C.Azevedo, O ministério da saúde adventista e o Brasil. (Rio de Janeiro: GHAB), 1983. Muriel. Champan, Mission of love: a century of Seventh-day Adventist nursing. (ASDAN, 2000). Elder Hosokawa, Vieram e curaram: a obra médico-missionária da IASD no Brasil. (Engenheiro Coelho, SP: UNASP-EC), 2004.Galdino N. Vieira, Sonhos sonhados, realidades vividas. (Santo André, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1980).

Links Externos

Site Oficial do Hospital Adventista