José Carlos Ramos

De wikiasd
Ir para: navegação, pesquisa
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
Foto de José Carlos Ramos

JOSÉ CARLOS RAMOS. Pastor. Nasceu em 3 de setembro de 1941, em São Caetano do Sul, SP.

Aos 7 anos de idade, matriculou-se no primeiro ano do Grupo Escolar João Teodoro. Dois anos depois foi matriculado na escola municipal de Vila Esperança.

Com a intenção de que se tornasse um padre, seus pais o matricularam num curso de religião oferecido nas dependências anexas à igreja de São Pedro, também na Vila Esperança.

Após frequentar uma série de conferências promovidas pela igreja adventista, resolveu batizar-se. A cerimônia foi oficiada no dia 27 de dezembro de 1953, na igreja de Santo Amaro.

Dirigiu-se ao ginásio Adventista Campineiro, atual UNASP-HT, para cursar o primeiro ano do antigo ginásio. Por razões principais financeiras, não pode retornar no segundo semestre, sendo, então, matriculado em uma escola de Santo Amaro, onde estudou por dois anos.

Com a intenção de retornar ao Ginásio Adventista, começou a colportar. Desta forma, retornou ao GAC para cursar o terceiro do ginasial.

Terminou o antigo ginásio em 1958, e foi para o IAE (atual UNASP-SP). Matriculou-se no Técnico em Contabilidade. Em 1962 ingressou no curso Teológico. Concluiu-o em 1965.

Ainda como estudante de teologia, trabalhou como colportor nas férias e como auxiliar de contabilidade no IAE. Introduziu o trabalho pastoral na cidade de Salvador. Era o ano de 1966.

Casou-se com Elda Martins Ramos. Da união nasceram três filhos: Jarlan, Elmara e Jaider.

Ao longo do ministério pastoral, assumiu os seguintes distritos: Aracaju, Itapagipe. Ocupou o cargo de Departamental de Evangelismo e de Comunicação na antiga Missão Rio-Minas entre 1974 a 1975. Na União Este-Brasileira, prosseguiu como Departamental de Comunicação até 1978.

Em 1984 concluíu o doutorado em Ministério Pastoral na Andrews University.

Atuou como professor do curso de Teologia do ENA (atual IAENE) de 1979 a 1992, quando assumiu a direção do SALT. No final de 1993, conduziu o mestrado do SALT e o doutorado em Teologia Pastoral, oferecidos pelo IAE-Ct (atual UNASP-EC). Permaneceu na direção do SALT até 2007. No período em que esteve no SALT, lecionou para o curso de Teologia, função que desempenhou até o final de junho de 2008.

Após 41 anos de ministério, jubilou-se em setembro de 2007.

BIBLIOGRAFIA: SARLI, Tercio. Minha Vida de Pastor. Certeza Editorial: Campinas, SP, 2011; Revista Adventista, dezembro de 2007, 4.