Manoel Soares

De wikiasd
Ir para: navegação, pesquisa
Foto de Manoel Soares

MANOEL SOARES (1905-1986). Pastor e diretor de colportagem. Nasceu no dia 25 de janeiro de 1905, na Ilha das Bermudas. Mudou-se com seus pais para Loma Linda EUA, onde viveu até 1927, conhecendo pessoalmente a Sra. Ellen G. White.

No ano seguinte, veio para o Brasil a fim de estudar num colégio adventista de língua portuguesa. Tornou-se então aluno do Colégio Adventista Brasileiro (CAB), atual UNASP-SP.

Casou-se com Rute Pereira em 1930, e da união conjugal nasceram quatro filhos: Eunice, Tércio, Onésio e Rubens.

Iniciou seu trabalho na Obra Adventista como diretor de colportagem na Associação Paulista da IASD, cargo que ocupou por oito anos. Exerceu também a direção da colportagem na União Sul-Brasileira da IASD, naquela época com sede na capital paulista, onde permaneceu por oito anos.

Posteriormente, foi chamado para atuar como pastor distrital em Presidente Prudente e Araçatuba, em São Paulo; e em Curitiba, Ponta Grossa, Apucarana, Sertãozinho, Maringá, Cruzeiro d’Oeste e Jacarezinho, no Paraná.

Em 1970, foi jubilado, após 40 anos de trabalho na Obra Adventista. Passou então a residir na cidade de Penápolis, SP, onde se dedicou à construção de uma igreja.

Faleceu no dia 19 novembro de 1986, aos 81 anos de idade, na cidade de Penápolis, SP, havendo permanecido viúvo por oito anos.

BIBLIOGRAFIA: Obituário na Revista Adventista, fevereiro de 1987, p. 25.