Roberto Mendes Rabello

De wikiasd
Ir para: navegação, pesquisa
Roberto Rabello
Foto de Roberto Rabello
Nome completo Roberto Mendes Rabello
Nascimento 15 de Novembro de 1909
Santo Antônio da Patrulha, RS
Morte 19 de agosto de 1996 (86 anos)
Nacionalidade Brasileiro
Filiação Mãe: Isabel Inácio de Rabello
Pai: Oliveiros Mendes Rabello
Cônjuge Hedwig Braun
Filho(s) Cláudio e Lucila
Ocupação Orador emérito do programa "A Voz da Profecia"
Principais interesses Auxílio da obra Adventista
Religião Adventista do Sétimo Dia
Página oficial setimodia.wordpress.com/palestras-e-series.../roberto-rabello/‎
Assinatura Assinaturarobertorabello.jpg


Roberto e Hedwig
Predefinição:Sem data


Roberto Rabello e seu irmão Walter Rabello
Predefinição:Sem data


Pastores: Braulio Perez, H. Richards e Roberto Rabello
Predefinição:Sem data
Pastores HMS Richards, Braulio Perez e Rabello
Predefinição:Sem data


Pr. Richards e equipe da América.
Predefinição:Sem data


Casamento do Pr. Rabello com Hedwig Braun Rabello
Predefinição:Sem data


Walter Rabello, PLinio Rabello, João Rabello e Roberto Rabello.
Da esquerda para direita (irmãos)
Predefinição:Sem data


Roberto e segunda esposa, Edith Aniz Rabello
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
Celebração dos 50 anos da Voz da Profecia
Predefinição:Sem data


Uma das primeiras gravações da Voz da Profecia
Erro ao criar miniatura: arquivo não encontrado
Glendale, California
Predefinição:Sem data


Roberto Rabello
Gravação da Voz da Profecia em Glendale, Califórnia
Predefinição:Sem data

ROBERTO MENDES RABELLO (1909-1996). Orador emérito do Programa A Voz da Profecia, no Brasil.

Nasceu em 15 de novembro de 1909 na cidade de Campestre, município de Santo Antônio da Patrulha, RS. Era o primeiro filho de uma família de seis irmãos e três irmãs, sendo os pais: Oliveiros Mendes Rabello e Isabel Inácio Rabello. O pai, era professor primário da escola paroquial de Campestre. Ali mesmo, cursou os estudos elementares e aos 15 anos veio para o Instituto Adventista de Ensino, em São Paulo, para continuar os estudos.

Concluiu o Curso Comercial e foi chamado para trabalhar em Curitiba como auxiliar de escritório. Envolvido com as atividades da igreja, recebeu do Pr. Germano Streithorst o conselho de que deveria se preparar para ser pastor. Aceitou o desafio e voltou para o colégio, formando-se em 1930.

Posteriormente, foi chamado para a Missão Paraná Santa Catarina e trabalhou em Rio Negro, Mafra, Cambará, Jaguariaíva onde fez uma série de conferências e fundou a primeira igreja adventista no local. Pastoreou também as igrejas de Ponta Grossa, PR.

Casou-se com Hedwig Braun Rabello, Filha do Pr. Luís Braun, em 1932. Da união conjugal nasceram Cláudio e Lucila.

Trabalhou também no Rio de Janeiro onde pastoreou as igrejas: Central, Olaria, Niterói e Petrópolis. Mais tarde foi para Campos onde recebeu o convite para estudar no Pacific Union College (PUC), EUA, em meados de 1941, durante a II Guerra Mundial. Foram anos de muito estudo, dificuldades financeiras e adaptação cultural.

Dois anos depois a Associação Geral convidou-o para apresentar o programa “A Voz da Profecia”, em português. Roberto Rabello deveria apresentar 52 programas por ano, de meia hora para cada semana. No princípio, ele mesmo fazia as traduções dos sermões do Pr. H. M. S. Richards e os narrava acompanhado do Quarteto King’s Heralds (Arautos do Rei) e da cantora Del Delker. Posteriormente tornou-se Departamental de Relações Públicas na Associação Paulista da IASD, União Sul Brasileira da IASD e DSA.

Muitas horas foram gastas na produção e apresentação do programa e também para gravar os cânticos em português. Finalmente, no dia 23 de setembro de 1943, 17 emissoras das principais cidades do Brasil começaram a irradiar a “A Voz da Profecia”.

Para atender à correspondência dos ouvintes e as lições dos alunos do curso bíblico, a Escola Radiopostal foi instalada em Niterói. Ilka Reis (Marmon) foi a primeira secretária da escola em 1945. O trabalho cresceu rapidamente e dentro de 20 anos, o número de emissoras subiu para 300 e a Escola Radiopostal já contava com milhares de alunos.

O Pr. Rabello solicitou à Divisão que uma sede fosse construída no Brasil, pois os programas eram gravados nos EUA. Fez-se uma campanha e em 1962 foi inaugurado e Centro Evangelístico da Voz da Profecia, no bairro do Botafogo, RJ. Formou-se também o primeiro quarteto brasileiro “Arautos do Rei” com Henry Feyerabend, Luiz Motta, Joel Sarli e Samuel Campos. A pianista era Genoveva Bergold.

"A Voz da Profecia" foi o primeiro programa radiofônico da IASD de âmbito nacional. Milhares tornaram-se ouvintes assíduos do programa. Estima-se que a "Voz da Profecia" tenha trazido cerca de um terço dos membros para a Igreja. Em 1993 o programa completou 50 anos de existência.

Roberto M. Rabello faleceu em 19 de agosto de 1996 aos 86 anos.

BIBLIOGRAFIA: Pr. Leo Ranzolin, “Uma Voz para Deus”, Revista Adventista, novembro, 1996, 7-9; Livro: Uma Voz Dedicada a Deus, Léo Ranzolin, CPB.